Seguidores

Hora do Conto

 Oficina de Hora do Conto

Na escola onde leciono, estão iniciando as Horas Atividades, onde os alunos tem um dia diferenciado com Oficinas de Teatro, Oficina de Reciclagem, Oficina de Jogos Matemáticos, Oficina de Informatica, Educação Física e Oficina de Hora do Conto e o professor titular da turma fica em planejamento.Fui convidada  desenvolver um projeto anual de Hora do Conto, não como bibliotecária, mas sim em conjunto.



Nem tenho palavras como AMEI a ideia.


Tenho como paixão contar historias, e essa nova oportunidade me deixou muito motivada.Realizarei a Oficina de Hora do Conto no turno da tarde, e continuarei com A Sala de Apoio (Oficina Pedagógica no turno da manha).


Todas as turmas da escola do turno da tarde desde a Pré- escola até o 5º ano do Ensino Fundamental tem um horário pré-estabelecido com duração de uma 45min/aula semanal, para participar da aula de contação de histórias


.As aulas são planejadas pela professora de contação de história (Eu) quese utiliza de recursos  variados  tais como: fantoches,  fantasias,  avental  lúdico, mural, maquetes, luvas, etc.


Os alunos ouvem e interagem durante a contação das histórias


.Além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto desenvolve a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, produzir trabalhos artísticos desenvolvendo a capacidade criadora, ampliar o conhecimento do mundo das crianças, aprende a confrontar realidade e fantasia.

“ Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados.”


Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização, se aproximam da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.

Bom por enquanto é isso, conforme for contando as histórias compartilharei com vocês.Bjinhusss